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Formada em Ed. Física, pela Universidade Estadual de Goiás; atuando nas diversas áreas da academia, com foque em treinamento individualizado (personal trainning), musculação e spinning; também em natação, hidroginástica.

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Musculação e Perda de Gordura

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Musculação e Perda de Gordura

O dogma de aeróbicos e perda de gordura não passa de um equívoco. A utilidade destas atividades é extremamente limitada e dever ser complementada, ou mesmo substituída, por exercícios mais específicos e eficientes. Junto com as modalidades citadas ao final do artigo "A verdade sobre aeróbicos e emagrecimento", a musculação pode ser tida como uma das melhores opções em todos os aspectos, desde prevenção de patologias, ganho de massa muscular, tratamento de enfermidades, e, claro, redução da gordura corporal.

Existem estudos a favor da musculação com mais de 30 anos de idade. No livro “Fundamentos do Treinamento de Força Muscular”, FLECK & KRAEMER (1999), cita estudos de 1970. Muitos trabalhos encontraram bons resultados com musculação há mais de duas décadas como os publicados em 1978 por GETTMAN et al, WILMORE & GRIMDITCH et al, WILMORE & GIRANDOLA et al. e GETTMAN et al , publicado em 1979.

Redução de gordura.



Em 1992, BROEDER e outros autores realizaram um trabalho de 12 semanas na Universidade do Texas onde usaram treinamento aeróbico de baixa intensidade ou musculação. O grupo que treinou endurance obteve perda de gordura, sem alterações na massa magra, já o treino com pesos induziu tanto um aumento na massa magra quanto redução na gordura corporal. Em 1997, o mesmo grupo acima (agora com a presença de Volpe) publicou um estudo com os mesmo resultados.

Outro estudo interessante foi feito por BRYNER et al (1999), no qual se compararam os efeitos do treinamento com pesos ao aeróbio juntamente com uma dieta de 800 kcal. O grupo das atividades aeróbicas se exercitou 4 vezes por semana durante uma hora. O grupo da musculação só exercitava-se três vezes por semana em 10 exercícios chegando a quatro séries de 8-15 repetições. Os resultados: os grupos obtiveram ganhos similiares em VO2 máx e, apesar de ambos perderem peso, os exercícios aeróbios causaram perda de massa magra (cerca de 4 quilos!) o que causou redução no metabolismo de repouso de +/- 200 kcal. Ao contrário da inconveniência dos resultados obtidos com treinamento de endurance, a musculação preservou a massa magra e metabolismo de repouso.

GELIEBTER e outros autores também conduziram um experimento no qual se comparou o efeito do treinamento aeróbico com o da musculação nas alterações da composição corporal de indivíduos moderadamente obesos. Ao final de 8 semanas ambos os grupos obtiveram uma perda de peso de 9 quilos em média, porém somente o grupo que treinou com pesos conseguiu atenuar a perda de massa magra. (GELIEBTER et al, 1997)

Em 1999, Kraemer, e outros nomes notórios como Volek e o finlandês Keijo Hakkinen, fizeram um estudo de 12 semanas no qual a amostra foi dividida em três grupos: dieta, dieta + exercício aeróbicos e dieta + treino de força. Ao final da pesquisa todos os grupos conseguiram reduzir o peso, sendo a menor perda para o grupo de exercícios aeróbicos. Do peso perdido, o grupo que praticou a musculação perdeu 97% em gordura, contra 78% para exercícios aeróbicos + dieta e 69% para a dieta somente, sendo que este último perdeu uma quantidade significativa de massa magra (KRAEMER et al, 1999).

Manutenção ou elevação do metabolismo.

Quando se realizam intervenções com o objetivo de reduzir o peso, um dos maiores problemas que se encontra é diminuição do metabolismo de repouso, ou seja, passa-se a utilizar menos energia, facilitando a recuperação da gordura perdida.

Como vimos no artigo sobre exercícios aeróbicos (A verdade sobre aeróbicos e emagrecimento), atividades intensas produzem maiores gastos calóricos e elevações na taxa metabólica de repouso por tempo e magnitude proporcionais a intensidade da atividade, a musculação pode ser orientada para ter característica intervaladas de alta intensidade e trazer os benefícios citados anteriormente. O mesmo serve ao treinamento com pesos conforme verificado por MELBY et al, (1993), GILLETTE et al (1994), HALTOM et al (1999), OSTERBERG & MELBY (2000). Neste último estudo, os autores verificaram utilização de gordura até 62% acima do “normal”, mesmo 14 horas após a musculação!

Apesar do que muita gente crê, o fato de se ter um bom condicionamento aeróbico em nada ajuda o seu metabolismo, pois o condicionamento aeróbio em si nada tem a ver com o gasto de energia no metabolismo de repouso. (BINGHAM et al, 1989; BROEDER et al, 1992, WILMORE et al, 1998). Pode-se correr na esteira a vida interia e até mesmo se tornar um maratonista que o metabolismo permanecerá igual, a menos que se ganhe massa muscular! Ressaltando, a maioria das evidências sugere que o metabolismo basal é relacionado à quantidade massa magra (BINGHAM et al, 1989; BROEDER et al, 1992; BURKE et al, 1993). Aqui reside uma inigualável vantagem do treino com sobrecargas, a capacidade de reduzir a gordura corporal e simultaneamente manter ou até mesmo aumentar a massa muscular, o que evita ganhos futuros de peso, melhora a estética e parâmetros funcionais, principalmente na força, coisas que os exercícios aeróbicos não fazem (HUNTER et al 1998).

Além do ganho de massa magra há estudos mostrando alterações metabólicas interessantes como maior utilização de energia por unidade de massa magra, revelando que a elevação do metabolismo de repouso advindo do treinamento com pesos vai além do ganho de massa magra. Outro dado interessante é a queda do quociente respiratório, demonstrando maior utilização de gordura em repouso (HUNTER et al, 2000).

Esta hipótese tem sido muito discutida atualmente dada à baixa relevância que a massa muscular pode ter no metabolismo basal (os cálculos que fiz trazem algo em torno de 50 kcal por quilo de massa magra), porém, em casos extremos, os valores de massa muscular podem chegar a quantidades elevadas, ganhado significância.

Conclusões

Comprovadamente a musculação é um excelente meio de reduzir o percentual de gordura, mas os benefícios não se resumem a mera diminuição no tecido adiposo. O treinamento com pesos estimulará a síntese de proteínas musculares melhorando sua estética e as funções do aparelho locomotor. Além disso, os benefícios obtidos com o uso de exercícios resistidos serão mais duradouros devido à manutenção e até mesmo elevação do metabolismo de repouso, que parece ser relacionado com a massa muscular.

Enfim, tendo em vista os inúmeros benefícios proporcionados pelos exercícios com pesos é recomendável que se perca o medo da sala de musculação e descubra as maravilhas que lá o esperam. A monotonia ou a falta de tempo não serão problemas, pois o bom professor saberá organizar um treino que seja totalmente adequado a sua disponibilidade e personalidade, a questão chave está em se exercitar sob uma supervisão competente.

Nesse texto a referência principal foi a musculação, mas os mesmos benefícios podem ser obtidos com modalidades em grupo como a ginástica localizada (a verdadeira, montada por professores competentes, e hidroginástica (que pode ser bastante intensa, se elaborada com esta finalidade). Diversos estudos citados utilizaram treinamentos em circuito, que se aproximam muito da metodologia usada nas aulas em grupo (observação: não confunda isto com realizar 100 repetições de cada movimento ou passar de 4 a 5 minutos exercitando um grupamento muscular sem descanso, os questionáveis resultados estéticos destas metodologias em nada tem a ver com a proposta deste texto).

Além destas vantagens a musculação também poderia ser organizada de modo a se aproximar de um treino intervalado, modalidade extremamente eficiente na redução da quantidade de gordura corporal, como mostrado no texto A verdade sobre aerobicos e emagrecimento.

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Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc. CHINA - Como Educação Física as origens mais remotas da história falam de 3000 A. C. lá na China. Um certo imperador guerreiro, Hoang Ti, pensando no progresso do seu povo pregava os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas além do caráter guerreiro. ÍNDIA - No começo do primeiro milênio, os exercícios físicos eram tidos como uma doutrina por causa das "leis de Manu", uma espécie de código civil, político, social e religioso. Eram indispensáveis às necessidades militares além do caráter fisiológico. Buda, atribuía aos exercícios o caminho da energia física, pureza dos sentimentos, bondade e conhecimento das ciências para a suprema felicidade do Nirvana, (no budismo, estado de ausência total de sofrimento).O Yoga, tem suas origens na mesma época retratando os exercícios ginásticos no livro "Yajur Veda" que além de um aprofundamento da Medicina, ensinava manobras massoterápicas e técnicas de respirar. JAPÃO - A história do desenvolvimento das civilizações sempre esbarra na importância dada à Educação Física, quase sempre ligados aos fundamentos médicos-higiênicos, fisiológicos, morais, religiosos e guerreiros. A civilização japonesa também tem sua história ligada ao mar devido à posição geográfica além das práticas guerreiras feudais: os samurais. EGITO - Dentre os costumes egípcios estavam os exercícios Gímmicos revelados nas pinturas das paredes das tumbas.A ginástica egípcia já valorizava o que se conhece hoje como qualidades físicas tais como: equilíbrio, força, flexibilidade e resistência. Já usavam, embora rudimentares, materiais de apoio tais como tronco de árvores, pesos e lanças. GRÉCIA - Sem dúvida nenhuma a civilização que marcou e desenvolveu a Educação Física foi a grega através da sua cultura. Nomes como Sócrates, Platão, Aristóteles, e Hipócrates contribuíram e muito para a Educação Física e a Pedagogia atribuindo conceitos até hoje aceitos na ligação corpo e alma através das atividades corporais e da música. "Na música a simplicidade torna a alma sábia; na ginástica dá saúde ao corpo" Sócrates. É de Platão o conceito de equilíbrio entre corpo e espírito ou mente.Os sistemas metodizados e em grupo, assim como os termos halteres, atleta, ginástica, pentatlo entre outros, são uma herança grega. As atividades sociais e físicas eram uma prática até a velhice lotando os estádios destinados a isso. ROMA - A derrota militar da Grécia para Roma, não impediu a invasão cultural grega nos romanos que combatiam a nudez da ginástica. Sendo assim, a atividade física era destinada às práticas militares. A célebre frase "Mens Sana in Corpore Sano" de Juvenal vem desse período romano. IDADE MÉDIA - A queda do império romano também foi muito negativo para a Educação Física, principalmente com a ascensão do cristianismo que perdurou por toda a Idade Média. O culto ao corpo era um verdadeiro pecado sendo também chamado por alguns autores, de "Idade das Trevas". A RENASCENÇA - Como o homem sempre teve interesse no seu próprio corpo, o período da Renascença fez explodir novamente a cultura física, as artes, a música, a ciência e a literatura. A beleza do corpo, antes pecaminosa, é novamente explorada surgindo grandes artistas como Leonardo da Vinci (1452-1519), responsável pela criação utilizada até hoje das regras proporcionais do corpo humano.Consta desse período o estudo da anatomia e a escultura de estátuas famosas como por exemplo a de Davi, esculpida por Michelângelo Buonarroti (1475 - 1564). Considerada tão perfeita que os músculos parecem ter movimentos. A dissecação de cadáveres humanos deu origem à Anatomia como a obra clássica "De Humani Corporis Fábrica" de Andrea Vesalius (1514-1564). A volta de Educação Física escolar se deve também nesse período a Vitorio de Feltre (1378-1466) que em 1423 fundou a escola "La Casa Giocosa" onde o conteúdo programático incluía os exercícios físicos. ILUMINISMO - O movimento contra o abuso do poder no campo social chamado de iluminismo surgido na Inglaterra no século XVII deu origem a novas idéias. Como destaque dessa época os alfarrábios apontam: Jean-Jaques Rousseau (1712-1778) e Johann Pestalozzi (1746-1827). Rousseau propôs a Educação Física como necessária à educação infantil. Segunde ele, pensar dependia extrair energia do corpo em movimento.Pestalozzi foi precursor da escola primária popular e sua atenção estava focada na execução correta dos exercícios. IDADE CONTEMPORÂNEA - A influência na nossa ginástica localizada começa a se desenvolver na Idade Contemporânea e quatro grandes escolas foram as responsáveis por isso: a alemã, a nórdica, a francesa, e a inglesa. A alemã, influenciada por Rousseau e Pestalozzi, teve como destaque Johann Cristoph Friederick Guts Muths (1759-1839) considerado pai da ginástica pedagógica moderna.A derrota dos alemães para Napoleão deu origem a outra ginástica. A turnkunst, criada por Friederick Ludwig Jahn (1788-1825) cujo fundamento era a força. "Vive Quem é Forte", era seu lema e nada tinha a ver com a escola. Foi ele quem inventou a barra fixa, as barras paralelas e o cavalo, dando origem à Ginástica Olímpica. A escola voltou a ter seu defensor com Adolph Spiess (1810-1858) introduzindo definitivamente a Educação Física nas escolas alemãs, sendo inclusive um dos primeiros defensores da ginástica feminina.A escola nórdica escreve a sua história através de Nachtegall (1777-1847) que fundou seu próprio instituto de ginástica (1799) e o Instituto Civil de Ginástica para formação de professores de Educação Física (1808). Por mais que um profissional de Educação Física seja desligado da história, pelo menos algum dia já ouviu falar em ginástica sueca, um grande trampolim para o que se conhece hoje. Per Henrik Ling (1766-1839) foi o responsável por isso levando para a Suécia as idéias de Guts Muths após contato com o instituto de Nachtegall. Ling dividiu sua ginástica em quatro partes: a pedagógica - voltada para a saúde evitando vícios posturais e doenças, a militar - incluindo o tiro e a esgrima, a médica - baseada na pedagógica evitando também as doenças e a estética - preocupada com a graça do corpo. Alguns fundamento ideológicos de Ling valem até hoje tais como o desenvolvimento harmônico e racional, a progressão pedagógica da ginástica e o estado de alegria que deve imperar uma aula. Claro, isso depende do austral e o carisma do profissional. Um do seguidores de Ling, o major Josef G. Thulin introduz novamente o ritmo musical à ginástica e cria os testes individuais e coletivos para verificação da performance.A escola Francesa teve como elemento principal o espanhol naturalizado Francisco Amoros Y Ondeano (1770-1848). Inspirado em Rabelais, Guts, Jahn e pestalozzi, dividiu sua ginástica em: Civil e Industrial, Militar, Médica e Cênica. Outro nome francês importante foi G. Dêmey (1850-1917). Organizou congresso, cursos (inclusive o Superior de Educação Física), regiu o Manual do Exército e também era adepto à ginástica lenta, gradual, progressiva, pedagógica, interessante e motivadora. O método natural foi defendido por Georges Herbert (1875-1957): correr, nadar, trepar, saltar, empurrar, puxar e etc. A nossa Educação Física, a brasileira teve grande influência na Ginástica Calistenia criada em 1829 na França por Phoktion Heinrich Clias (1782-1854). A escola inglesa baseava-se nos jogos e nos esportes, tendo como principal defensor Thomas Arnold (1795-1842) embora não fosse o criador. Essa escola também ainda teve a influência de Clias no treinamento militar. A CALISTENIA - É por assim dizer, o verdadeiro marco do desenvolvimento da ginástica moderna com fundamentos específicos e abrangentes destinada à população mais necessitada: os obesos, as crianças, os sedentários, os idosos e também às mulheres. Calistenia, segundo Marinho (1980) citado por Marcelo Costa, vem do grego Kallos (belo), Sthenos (força) e mais o sufixo "ia". Com origem na ginástica sueca apresenta um divisão de oito grupos de exercícios localizados associando música ao ritmo dos exercícios que são feitos à mão livre usando pequenos acessórios para fins corretivos, fisiológicos e pedagógicos. Os responsáveis pela fixação da Calistenia foram o Dr. Dio Lewis e a (A. C. M.) Associação Cristã de Moços com proposta inicial de melhorar a forma física dos americanos que mais precisavam. Por isso mesmo, deveria ser uma ginástica simples, fundamentada na ciência e cativante. Em função disso o Dr. Lewis era contra os métodos militares sob alegação que as mesmas desenvolviam somente a parte superior do corpo e os esportes atléticos não proporcionavam harmonia muscular. Em 1860 a Calistenia foi introduzida nas escolas americanas. No Brasil dos anos 60 começou a ser implantada nas poucas academias pelos professores da A. C. M. ganhando cada vez mais adeptos nos anos 70 sempre com inovações fundamentadas na ciência. Sendo assim o Dr. Willian Skarstrotron, americano de origem sueca, dividiu a Calistenia em 8 grupos diferentes do original: braços e pernas, região póstero superior do tronco, póstero inferior do tronco, laterais do tronco, equilíbrio, abdômen, ombros e escápulas, os saltitos e as corridas. Nos anos 80 a ginástica aeróbica invadiu as academias do Rio de Janeiro e São Paulo abafando um pouco a calistenia. Como na Educação Física sempre há evolução também em função dos erros e acertos. Surge então, ainda no final dos anos 80 a ginástica localizada desenvolvida com fundamentos teóricos dos métodos da musculação e o que ficou de bom da Calistenia. A ginástica aeróbica de alto impacto causou muitos microtraumatismos por causa dos saltitos em ritmos musicais quase alucinantes. A musculação surgiu com uma roupagem nova ainda nos anos 70 para apagar o preconceito que algumas pessoas tinham com relação ao Halterofilismo. Hoje, sob pretexto da criatividade, a ginástica localizada passa por uma fase ruim com alguns professores ministrando aleatoriamente, aulas sem fundamentos específicos com repetições exageradas, fato que a ciência já reprovou, principalmente se o público alvo for o cidadão comum. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASILOs índios - No Brasil colônia - Os primeiros habitantes, os índios, deram pouca contribuição a não ser os movimentos rústicos naturais tais como nadar, correr atraz da caça, lançar, e o arco e flecha. Na suas tradições incluem-se as danças, cada uma com significado diferente: homenageando o sol, a lua, os Deuses da guerra e da paz, os casamentos etc. Entre os jogos incluem-se as lutas, a peteca, a corrida de troncos entre outras que não foram absorvidas pelos colonizadores. Sabe-se que os índios não eram muito fortes e não se adaptavam ao trabalho escravo. Os negros e a capoeira - Sabe-se que vieram para o Brasil para o trabalho escravo e as fugas para os Quilombos os obrigava a lutar sem armas contra os capitães-do-mato, homens a mando dos senhores de engenho que entravam mato a dentro para recapturar os escravos. Com o instinto natural, os negros descobriram ser o próprio corpo uma arma poderosa e o elemento surpresa. A inspiração veio da observação da briga dos animais e das raízes culturais africanas. O nome capoeira veio do mato onde entrincheiravam-se para treinar."Um estranho jogo de corpo dos escravos desferindo coices e marradas, como se fossem verdadeiros animais indomáveis". São algumas das citações de capitães-do-mato e comandantes de expedições descritas nos poucos alfarrábios que restaram. Rui Barbosa mandou queimar tudo relacionado à escravidão. Brasil Império - Em 1851 a lei de n.º 630 inclui a ginástica nos currículos escolares. Embora Rui Barbosa não quisesse que o povo soubesse da história dos negros, preconizava a obrigatoriedade da Educação Física nas escolas primárias de secundárias praticada 4 vezes por semana durante 30 minutos. Brasil República - Essa foi uma época onde começou a profissionalização da Educação Física.As políticas públicas - Até os anos 60 o processo ficou limitado ao desenvolvimento das estruturas organizacionais e administrativas específicas tais como: Divisão de Educação Física e o Conselho Nacional de Desportos. Os anos 70, marcado pela ditadura militar, a Educação Física era usada, não para fins educativos, mas de propaganda do governo sendo todos os ramos e níveis de ensino voltada para os esportes de alto rendimento. Nos anos 80 a Educação Física vive uma crise existencial à procura de propósitos voltados à sociedade. No esporte de alto rendimento a mudança nas estruturas de poder e os incentivos fiscais deram origem aos patrocínios e empresas podendo contratar atletas funcionários fazendo surgir uma boa geração de campeões das equipes Atlântica Boa Vista, Bradesco, Pirelli entre outras. Nos anos 90 o esporte passa a ser visto como meio de promoção à saúde acessível a todos manifestada de três formas: esporte educação, esporte participação e esporte performance. A Educação Física finalmente regulamentada é de fato e de direito uma profissão a qual compete mediar e conduzir todo o processo. Os passos da profissão:1946 - Fundada a Federação Brasileira de Professores de Educação Física.1950 a 1979 - Andou meio esquecida com poucos e infrutíferos movimentos.1984 - Apresentado 1º projeto de lei visando a regulamentação da profissão.1998 - Finalmente a 1º de setembro assinada a lei 9696 regulamentando a profissão com todos os avanços sociais fruto de muitas discussões de base e segmentos interessados.
Autor: Prof.Luiz Carlos de Moraes
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As influências da auto-confiança na performance dos atletas

Questões Psicológicas do Esporte
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Metodologia da pesquisa

1) Título: Apresentação de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas de documentação da ABNT (2006): informações básicasIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 167 kbDownload: clique aqui


2) Título: Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos (2006)Idioma: portuguêsCategoria: apostila de estudosTamanho: 277 kbDownload: clique aqui


3) Título: Apostila de metodologia da pesquisa científicaIdioma: portuguêsCategoria: apostila de estudosTamanho: 1126 kbDownload: clique aqui


4) Título: Elaboração de trabalhos técnico-científicos de acordo com as normas da ABNT (2006)Idioma: portuguêsCategoria: apostila de estudosTamanho: 248 kbDownload: clique aqui


5) Título: As limitações do método científico: implicações para a Educação FísicaIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 160 kbDownload: clique aqui


6) Título: Minicurso de metodologia da pesquisaIdioma: portuguêsCategoria: apostila de estudosTamanho: 1119 kbDownload: clique aqui


7) Título: Normas da ABNT (2003) para a publicação de artigos em periódicos científicos impressosIdioma: portuguêsCategoria: apostila de estudosTamanho: 473 kbDownload: clique aqui


8) Título: Normas da ABNT (2006) para a elaboração de projetos de pesquisaIdioma: portuguêsCategoria: apostila de estudosTamanho: 125 kbDownload: clique aqui


9) Título: Normas da ABNT (2006) para a elaboração de trabalhos acadêmicosIdioma: portuguêsCategoria: apostila de estudosTamanho: 138 kbDownload: clique aqui


10) Título: A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafiosIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 83 kbDownload: clique aqui


11) Título: Seminário de metodologia da pesquisa: elementos básicos para a preparação de uma dissertação de mestradoIdioma: portuguêsCategoria: apostila de estudosTamanho: 295 kbDownload: clique aqui


12) Título: Metodologia da pesquisa científicaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 1626 kbDownload: clique aqui


13) Título: Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertaçãoIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 1234 kbDownload: clique aqui


14) Título: Metodologia da pesquisaIdioma: portuguêsCategoria: apostila de estudosTamanho: 2482 kbDownload: clique aqui
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Outros esportes

1) Título: Ajustes agudos da freqüência cardíaca e da preensão manual na prática da escalada esportiva indoorIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 167 kbDownload: clique aqui


2) Título: Atividades físicas de aventura na natureza: trajetória na região de São CarlosIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 65 kbDownload:
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3) Título: Automobilismo: no calor da competiçãoIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 77 kbDownload:
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4) Título: Avaliação isocinética do ombro em atletas de pólo aquáticoIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 1570 kbDownload:
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5) Título: Avaliação da perda hídrica durante treino intenso de rugbyIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 35 kbDownload:
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6) Título: Características antropométricas e desempenho motor de escaladores esportivos brasileiros de elite e intermediários que praticam predominantemente a modalidade indoorIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 30 kbDownload:
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7) Título: Comportamento de alguns marcadores fisiológicos e bioquímicos de uma prova de triathlon olímpicoIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 477 kbDownload:
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8) Título: Comportamento de variáveis fisiológicas em atletas de nado sincronizado durante uma sessão de treinamento na fase de preparação para as Olimpíadas de Atenas 2004Idioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 47 kbDownload:
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9) Título: The consequences of swim, cycle, and run performance on overall result in elite olympic distance triathlonIdioma: inglêsCategoria: artigo científicoTamanho: 103 kbDownload:
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10) Título: Correlação entre os parâmetros do modelo de potência crítica no cicloergômetro de membros superiores e no caiaqueIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 112 kbDownload:
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11) Título: Corridas de aventura : construindo novos significados sobre corporeidade, esportes e naturezaIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 356 kbDownload:
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12) Título: Desportos de natureza: impactos ambientais e sua minimizaçãoIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 166 kbDownload:
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13) Título: Diagnóstico do nível de conhecimento tático em jogadores de polo aquáticoIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 211 kbDownload:
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14) Título: Estimativa do custo energético e contribuição das diferentes vias metabólicas na canoagem de velocidadeIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 70 kbDownload:
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15) Título: Estudo da ansiedade e as diferenças entre os gêneros em um esporte de aventura competitivoIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 61 kbDownload:
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16) Título: Da exacerbação dos sentidos no encontro com a natureza: contrastando esportes radicais e turismo de aventuraIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 409 kbDownload:
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17) Título: Heart rate response to "off-road" running events in female athletesIdioma: inglêsCategoria: artigo científicoTamanho: 209 kbDownload:
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18) Título: Heart rate responses of women aged 23-67 years during competitive orienteeringIdioma: inglêsCategoria: artigo científicoTamanho: 164 kbDownload:
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19) Título: Lactato sangüíneo em provas combinadas e isoladas do triatlon: possíveis implicações para o desempenhoIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 212 kbDownload:
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20) Título: Limiar de lactato em remadores: comparação entre dois métodos de determinaçãoIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 147 kbDownload:
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21) Título: Macrociclo para capoeiristas desportivosIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 209 kbDownload:
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22) Título: Níveis de lactecidemia durante jogo de pólo aquático: estudo preliminarIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 40 kbDownload:
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23) Título: Perfil de aptidão física de surfistas profissionais brasileirosIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 352 kbDownload:
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24) Título: Proposta metodológica para verificar a influência do ciclismo nos aspectos cinemáticos na corrida do triathlonIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 231 kbDownload:
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25) Título: Análise quantitativa dos tempos despendidos nas transições das provas de triathlon olímpico e sua relação com o resultadoIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 274 kbDownload:
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26) Título: A relação entre o nível de condicionamento aeróbico, execução de uma pista de obstáculos e o rendimento em um teste de tiroIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 94 kbDownload:
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27) Título: Velocidade crítica, concentração de lactato sangüíneo e desempenho no remoIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 198 kbDownload:
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28) Título: Avaliação nutricional de triatletasIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 88 kbDownload:
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29) Título: Efeitos da idade, sexo e nível de treinamento na performance do short triathlonIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 124 kbDownload:
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30) Título: Variação dos parâmetros do modelo de potência crítica em resposta a treinamento de canoagemIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 110 kbDownload:
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31) Título: Consumo de oxigênio em testes de Wingate para membros superiores e inferiores em nadadores e jogadores de pólo aquáticoIdioma: portuguêsCategoria: artigo científicoTamanho: 54 kbDownload:
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Livros eletrônicos

1) Título: Chemical muscle enhancementIdioma: inglêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 1735 kbDownload: clique aqui


2) Título: Muscle building nutritionIdioma: inglêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 1431 kbDownload:
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3) Título: Train smartIdioma: inglêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 1710 kbDownload:
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4) Título: Coletânea de textos em estudos olímpicosIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 2705 kbDownload:
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5) Título: Doenças crônico-degenerativas e obesidade: estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúdeIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 671 kbDownload:
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6) Título: Parâmetros curriculares nacionais : Educação Física (1ª a 4ª série)Idioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 260 kbDownload:
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7) Título: Parâmetros curriculares nacionais : Educação Física (5ª a 8ª série)Idioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 516 kbDownload:
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8) Título: Parâmetros curriculares nacionais: ensino médioIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 74 kbDownload:
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9) Título: Aprenda tae kwon doIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 372 kbDownload:
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10) Título: Didática magnaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 1729 kbDownload:
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11) Título: Endireite as costas: desvios da coluna, exercícios e prevençãoIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 2330 kbDownload:
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12) Título: Autocuidados na saúde e na doença: guia para as pessoas idosasIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 267 kbDownload:
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13) Título: Avaliação da flexibilidadeIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 655 kbDownload:
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14) Título: Diagnóstico clínico postural: um guia práticoIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 1093 kbDownload:
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15) Título: A arte da capoeiraIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 87 kbDownload:
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16) Título: Saiba mais sobre Educação FísicaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 256 kbDownload:
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17) Título: O que é Educação FísicaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 447 kbDownload:
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18) Título: Educação Física e o conceito de culturaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 212 kbDownload:
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19) Título: Temas em Educação Física adaptadaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 300 kbDownload:
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20) Título: Inteligências múltiplas e aprendizagemIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 437 kbDownload:
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21) Título: Didática: Velhos e novos temasIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 395 kbDownload:
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22) Título: Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdosIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 93 kbDownload:
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23) Título: A linguagem da saúdeIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 685 kbDownload:
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24) Título: Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 209 kbDownload:
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25) Título: Pensamento e linguagemIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 676 kbDownload:
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26) Título: Psicologia aplicada à Educação FísicaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 525 kbDownload:
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27) Título: Os bastidores da regulamentação do profissional de Educação FísicaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 521 kbDownload:
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28) Título: Desafios a serem enfrentados no terceiro milênio pelo setor de saúde na atenção integral ao idosoIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 205 kbDownload:
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29) Título: Textos pedagógicos sobre o ensino da Educação FísicaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 586 kbDownload:
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30) Título: Caderno do goleiro de handebolIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 3617 kbDownload:
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31) Título: Esporte, olimpismo e meio ambiente: visões internacionaisIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 1148 kbDownload:
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32) Título: Legislação de Educação FísicaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 155 kbDownload:
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33) Título: Natação: uma alternativa metodológicaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 2557 kbDownload:
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34) Título: Atualização brasileira sobre diabetes - 2006Idioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 836 kbDownload:
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35) Título: Preparação pedagógica e didática de professores responsáveis por grupos/equipes de tênis de mesa do desporto escolarIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 1940 kbDownload:
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36) Título: Escola e democraciaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 163 kbDownload:
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37) Título: Iniciação ao basquetebolIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 1820 kbDownload:
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38) Título: Marketing esportivo: resultados com ética e compromisso socialIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 195 kbDownload:
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39) Título: A natação na sua expressão psicomotrizIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 242 kbDownload:
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40) Título: Pré-escola de nataçãoIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 1000 kbDownload:
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41) Título: Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagemIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 541 kbDownload:
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42) Título: PsicomotricidadeIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 670 kbDownload:
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43) Título: Physical Education: curriculum guidelinesIdioma: inglêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 384 kbDownload:
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44) Título: Anatomia Gray (versão resumida)Idioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 38 kbDownload:
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45) Título: Convite à filosofiaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 1399 kbDownload:
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46) Título: Educação Física, desporto e lazer: proposta orientadora das ações educacionaisIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 1180 kbDownload:
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47) Título: Espaços virtuais de ensino e aprendizagemIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 69 kbDownload:
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48) Título: Tratado de fisiologia médica (versão resumida)Idioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 92 kbDownload:
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49) Título: Pedagogia da indignaçãoIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 190 kbDownload:
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50) Título: Pedagogia do oprimidoIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 392 kbDownload:
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51) Título: Ponto de partida para início de negócio: academia de ginásticaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 157 kbDownload:
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52) Título: Ponto de partida para início de negócio: escola de nataçãoIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 161 kbDownload:
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53) Título: Shiatsu: a massagem japonesaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 551 kbDownload:
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54) Título: Kung fu para iniciantesIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 2550 kbDownload:
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55) Título: Caracterização biofísica da técnica de MariposaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 676 kbDownload:
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56) Título: Coluna vertebral: conhecimentos básicosIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 5539 kbDownload:
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57) Título: O Brasil nas olimpíadas de Atlanta 1996Idioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 216 kbDownload:
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58) Título: Medo e ousadia: o cotidiano do professorIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 606 kbDownload:
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59) Título: A importância do ato de lerIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 319 kbDownload:
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60) Título: Natação: nado borboletaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 287 kbDownload:
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61) Título: Política e educaçãoIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 360 kbDownload:
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62) Título: Curso de árbitros de voleibolIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 3830 kbDownload:
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63) Título: Bone health and osteoporosisIdioma: inglêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 25170 kbDownload:
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64) Título: Cadernos de atenção básica: obesidadeIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 2115 kbDownload:
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65) Título: Cadernos de atenção básica: diabetes mellitusIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 707 kbDownload:
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66) Título: Cadernos de atenção básica: envelhecimento e saúde da pessoa idosaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 3873 kbDownload:
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67) Título: Human anatomy and physiologyIdioma: inglêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 3950 kbDownload:
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68) Título: Strenght training anatomyIdioma: inglêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 17435 kbDownload:
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69) Título: The practical guide: identification, evaluation and treatment of overweight and obesity in adultsIdioma: inglêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 1543 kbDownload:
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70) Título: Abordagem nutricional em diabetes mellitusIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 547 kbDownload:
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71) Título: Diagnóstico e classificação do diabetes mellitus e tratamento do diabetes mellitus tipo 2Idioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 98 kbDownload:
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72) Título: Hipertensão arterial: consenso da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH)Idioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 193 kbDownload:
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73) Título: Manual de hipertensão arterial e diabetes mellitusIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 2136 kbDownload:
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74) Título: Saúde integral de adolescentes e jovensIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 1260 kbDownload:
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75) Título: A trajetória dos cursos de graduação na saúdeIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 4940 kbDownload:
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76) Título: Pedagogia: diálogo e conflitoIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 1490 kbDownload:
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77) Título: Paulo Freire para educadoresIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 2280 kbDownload:
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78) Título: O exercício e o diabetes: um guia prático para simplificar a vida do diabéticoIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 937 kbDownload:
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79) Título: Recreando e recriandoIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 136 kbDownload:
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80) Título: Psicologia aplicada à educaçãoIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 623 kbDownload:
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81) Título: Prevenindo a osteoporoseIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 746 kbDownload:
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82) Título: Por uma pedagogia da perguntaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 559 kbDownload:
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83) Título: A orientação educacional e o adolescenteIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 323 kbDownload:
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84) Título: Diabetes e hipertensão na gravidez - manual de orientaçãoIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 968 kbDownload:
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85) Título: Professora sim, tia não - cartas a quem ousa ensinar (Paulo Freire)Idioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 311 kbDownload:
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86) Título: Educação e mudançaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 215 kbDownload:
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87) Título: Justiça desportivaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 332 kbDownload:
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88) Título: Vida e obra de Paulo FreireIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 365 kbDownload:
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89) Título: Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo FreireIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 312 kbDownload:
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90) Título: Extensão ou comunicação - Paulo FreireIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 242 kbDownload:
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91) Título: A história das idéias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmasIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 666 kbDownload:
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92) Título: Oficinas de educação em saúde e comunicaçãoIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 447 kbDownload:
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93) Título: Conversas com quem gosta de ensinarIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 721 kbDownload:
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94) Título: Da arte de aprender ao ofício de ensinar: relato, em reflexão, de uma trajetóriaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 750 kbDownload:
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95) Título: Vigotski e o “Aprender a Aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria VigotskianaIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 264 kbDownload:
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96) Título: A alegria de ensinarIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 234 kbDownload:
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97) Título: Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertaçãoIdioma: portuguêsCategoria: livro eletrônicoTamanho: 1234 kbDownload:
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